Pages

Subscribe:

Top Menu

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Liceu Ribamarense alcança melhor avaliação do Ideb 2011 no Estado

Do G1 MA




O Liceu Ribamarense foi a escola maranhense que alcançou o melhor desempenho entre 2009 e 2011, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com o índice que foi divulgado nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), a escola obteve uma avaliação de 6,3 pontos, 2,5 acima da nota estabelecida pelo MEC.
Os números da escola ribamarense dizem respeito à avaliação feita entre os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. A unidade foi a primeira no Estado a adotar a metodologia de ensino em tempo integral. A nota foi alcançada no cálculo feito entre a taxa de aprovação [0,99] e os resultados obtidos na Prova Brasil [6,39].
O bom desempenho colocou a unidade de ensino na 48ª colocação, segundo o MEC, entre as escolas de todo o país que adotaram o índice.
AS DEZ MELHORES NOTAS DO IDEB NO MARANHÃO
EscolaMunicípioNota Ideb 2011
EM Liceu RibamarenseSão José de Ribamar6,3
UEB Prof. Rubem GoulartSão Luís5,3
UI Aluisio AzevedoSão Luís5,2
UEB Prof. José da Silva RosaSão Luís5,2
EM Santos DumontImperatriz5,1
UI Barjona LobãoPorto Franco5,1
UE João LisboaCaxias5,0
COL. João SilvaImperatriz5,0
CE Ana Isabel TavaresDom Pedro4,9
EM Luis de Franca MoreiraImperatriz4,9
Além da nota dada ao Liceu Ribamarense, a cidade colheu outros bons resultados. Entre as 30 cidades maranhenses com melhores notas, aparecem mais duas escolas do município: o Liceu Ribamarense II e a Escola Municipal São José de Ribamar, que alcançaram notas de 4,6, aparecendo na 27ª e 28ª colocação no ranking estadual, respectivamente.
Outras 353 escolas entre as redes estadual e municipais de ensino também obtiveram índices iguais ou acima da nota-parâmetro tomada pelo MEC, que ficaram em 3,8 para as escolas municipais e em 3,9, para as estaduais.
Piores notas
Ao todo, no Maranhão foram avaliadas 1.487 escolas públicas das redes municipal e estadual. A grande maioria obteve rendimento abaixo do estabelecido pelo MEC. A pior delas foi o Centro de Ensino Newton Neves, localizada no município de Timbiras, na região leste maranhense. Ela recebeu nota 1,5, bem piores do que o desempenho apresentado nas avaliações anteriores de 2005, 2007 e 2009 do Ideb, quando recebeu respectivamente 3,2; 2,7 e 3,1 pontos.
Outras duas escolas também tiveram a mesma nota 1,5: as escolas municipais São José de Ribamar, em Aldeias Altas e a Unidade Integrada Antônio Joaquim dos Remédios, em Junco do Maranhão.

0 comentários:

Postar um comentário